Devocional vigília Tocaia – Aldeia ICS – 16/02/2024

Devocional vigília Tocaia – Aldeia ICS – 16/02/2024 (com alterações)

Escrito em colaboração com minha esposa Talita

Leitura: 1 Pedro 4:7-11

O fim de todas as coisas chegará logo. Portanto, sejam homens de oração, fervorosos e diligentes. O mais importante de tudo é continuarem a mostrar um profundo amor uns pelos outros, pois o amor perdoa muitos pecados. Abram de bom grado os seus lares para aqueles que necessitarem de uma refeição ou de um lugar para passar a noite.
Deus deu a cada um de vocês algumas capacidades especiais; estejam certos de que as estão utilizando para se ajudarem mutuamente, transmitindo aos outros as muitas formas da graça de Deus. Se você é chamado para falar, então fale como se o próprio Deus estivesse falando através de você. Se você é chamado para ajudar os outros, faça-o com todas as forças e a energia que Deus lhe concede, a fim de que ele seja glorificado por meio de Jesus Cristo — a ele seja a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

Pedro aqui ecoa o que o apóstolo Paulo fala em 1 Coríntios 12-14 a respeito do amor, que não é um sentimento, mas uma decisão, que somos capacitados a tomar pelo próprio Deus, em favor do próximo, do outro. Não há quem ame isoladamente, exceto alguma expressão de amor-próprio egoísta.

O amor, como a fé, como o perdão, não é um conceito teórico, ele necessariamente é algo prático, que é demonstrado por meio de frutos na vida da pessoa que ama. A palavra nos revela em 1 João 4:8 que Deus é amor, e como fomos criados à Sua imagem e semelhança, ainda que manchados pelo pecado, o ser humano tem a inclinação natural para amar.

De fato, o diabo, em sua missão de roubar, matar e destruir (João 10:10), quer roubar de nós a aparência de Deus, matar em nós a capacidade de amar, destruir todo fruto de amor (Gálatas 5:22) que o Espírito Santo esteja desenvolvendo em nós.

Então se deixamos de ter comunhão com nossos irmãos (Hebreus 10:25), crendo que podemos viver um Evangelho sozinhos em casa, vendo pregações no YouTube, caímos no mesmo erro dos religiosos medievais que se isolavam em mosteiros achando que com isso estavam protegidos do mundo lá fora, esquecendo-se de que, como cristãos, somos chamados a ser sal e luz (Mateus 5:13-16) aonde quer que formos ou onde estivermos. E é na comunhão da igreja que somos exortados, edificados, encorajados a continuar nossa caminhada até que Ele venha.

Não podemos ser crentes ninja ou agentes secretos. Não existe essa forma de cristianismo nem de Evangelho.

Perceba que misericórdia é não exercer justa retribuição em relação a alguém que nos fez um mal. Já graça é fazer um bem a alguém que não merece. São dois conceitos, valores e comportamentos que andam juntos na vida do cristão. Isso porque nenhum de nós, se formos honestos, terá sido merecedor de algo nesta vida, especialmente vindo da parte de Deus, exceto castigo pela nossa rebeldia e nossos pecados.

“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou…” (Efésios 2:4-10), nos preparou para as boas obras, como diz a Escritura, tendo nos salvado pela graça. Misericórdia e graça.

Voltando ao texto base, o amor de Deus nos perdoou muitos pecados. Uma imensidão deles. Algo impagável, cf. a parábola do servo mal (Mateus 18:23-33). As questões que nos são impostas são:

  • Temos agido com a mesma misericórdia que recebemos?
  • Temos perdoado aqueles que nos ofendem diariamente (tanto quanto ofendemos os outros e ao próprio Deus)?

Lembre-se da oração do Pai Nosso: “…perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores…” (Mateus 6:12).

Pense nisso em seu momento de oração:

  1. Que o Espírito Santo desperte em mim um amor profundo e um desejo de amar mais a Jesus.
  2. Que eu frutifique no fruto do Espírito, principalmente no amor aos meus irmãos.
  3. Que Deus me ajude a exercer graça e misericórdia para com aqueles que eu considero que não merecem, assim como eu recebi de Cristo.

Deus nos abençoe.

Deixe um comentário