Sobre Fofoca Gospel

Como eu não assisto televisão, tem muitas “notícias” que me chegam bem atrasadas, mas eu fiquei chocado, por falta de outra palavra melhor, ou escandalizado, quando eu vi esses dias no meu feed do YouTube – eu acesso as notícias mais pelo YouTube agora – muitas pessoas, inclusive pastores que eu sigo, fazendo vídeos sobre um acontecimento do final do ano passado de uma moça que sofreu, parece-me, não sei os detalhes, mas parece que sofreu bullying virtual em sites ou perfis de fofocas em redes sociais que parece que inventaram uma estória envolvendo essa pessoa, e essa pessoa, que sofria de uma doença, depressão, algo assim, acabou por tirar a própria vida.

E aí, eu fiquei pensando, como as notícias, ou as redes sociais, se alimentam desse tipo de tragédia e, às vezes, procuram criar esse tipo de tragédia pra vender notícias, pra vender e ganhar dinheiro.

Mas, isso aí não deveria me chocar porque o mundo é assim, infelizmente. Desde que o mundo é mundo há pessoas que ganham dinheiro com a tragédia alheia, seja ou não verdade, não interessa.

Mas, o foco desse áudio, dessa publicação, na verdade, é sobre fofoca gospel. Por que? Porque o mundo fazer isso é horrível, não tem justificativa nenhuma, mas a gente que é cristão, a gente “entende”, porque o mundo jaz no maligno (1 João 5:19), mas dando uma pesquisada rápida nas redes sociais aqui, eu vi que tem muitos, muitos sites de fofoca gospel, e aí sim é um absurdo!

E, meus irmãos, a Palavra de Deus diz que “de uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim” (Tiago 3:10). Então, não faz sentido nenhum nós que somos cristãos participarmos desse tipo de comportamento, qual seja fofoca.

Diga-me uma coisa, em que isso engrandece a Deus? Em que isso colabora pra o seu reino? Em que isso nos aperfeiçoa, nos santifica? Em nada, em nada!

Então, assim, você participar de um site da Internet ou de um perfil de rede social direcionado a fofoca, meu irmão, diz muito a seu respeito, não a respeito de quem faz esse tipo de coisa – o dono do site ou perfil. O dono de um site desse, de um perfil de rede social desse, primeiro que não é cristão, porque o cristão que lê a Bíblia e tem o Espírito Santo, ele entende que fofoca não é do Senhor. Ele sabe disso.

Essa pessoa só quer gaanhar dinheiro em cima da tragédia alheia, da desgraça alheia, no caso da desgraça de pessoas do meio evangélico que, infelizmente a gente sabe que no nosso país, hoje em dia, têm alimentado esse tipo de coisa. Por que? Porque não vivem com domínio próprio, alimentam a própria soberba, a própria vaidade e a vaidade alheia, a cobiça alheia, a inveja alheia, que é isso que esses sites fazem, e as pessoas no meio “gospel” quando dão uma de estrela – e infelizmente é o que tem acontecido com muitas pessoas famosas, pregadores, cantores, principalmente – esquecem-se da humildade que deveriam ter, do domínio próprio que deveriam ter.

E eu acho incrível porque Paulo, quando escreve a Timóteo, em 1 Timóteo 5:13, ele, falando sobre viúvas, diz o seguinte:

E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém.

Isso, ele está falando do comportamento inadequado de determinadas senhoras que, em vez de se empenhar na obra de Deus agora que eram viúvas, e que não tinham mais que cuidar da sua família, porque os filhos já eram criados, o marido já tinha morrido, em vez de estar se dedicando à obra de Deus, faziam o quê? Ficavam de casa em casa falando mal da vida alheia, basicamente, porque paroleira é isso que significa, fofoqueira.

Dificilmente alguém fala de outra pessoa para o bem, normalmente é para o mal, com inveja etc. E a Palavra de Deus também diz que “As más conversações corrompem os bons costumes” (1 Corintios 15:33), corrompem os bons costumes…

Então, o que é que acontece? Um site desse, um (perfil do) instagram desse não vai fazer propaganda… “Olha, gente, como ‘tá a vida de santidade do cantor fulano de tal…”, “Olha que benção que ‘tá o ministério de pessoa fulano de tal…”, não! É muito difícil! Eu não signo esses sites, então eu não sei exatamente o que eles postam, mas, pela lógica da coisa, eles propagam que tipo de “informação”, que tipo de “notícia”? “Ah, olha só, o pastor fulano de tal se separou!”, “Olha, pregador fulano de tal caiu no pecado!”, “Olha, fulano de tal divorciou e já casou de novo!”

Assim, eles exaltam notícias bombásticas que são, normalmente, notícias ruins e que exaltam o pecado, não a santidade, não a obra de Deus, não glorificam ao Senhor.

Gente, embora Paulo esteja falando aqui no contexto de 1 Timóteo especificamente sobre viúvas, infelizmente, no século XXI onde/quando nós estamos, é um comportamento que afeta muita gente, afeta mulheres e afeta, infelizmente, homens também. E eu não vou nem entrar no mérito “ah, eu não sigo redes sociais de fofocas…”, mas, às vezes, eu e você seguimos redes sociais de artistas que não glorificam a Deus e seguem o mesmo princípio, seguem a mesma lógica, propagam coisas que não convêm a gente se alimentar com essas coisas, porque a gente tem um tempo limitado.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. – 1 Coríntios 6:12

Eu até falei sobre isso num vídeo recente. Nós temos um tempo limitado aqui e a gente dedica o nosso tempo, mesmo o tempo de relaxamento e diversão – eu não condeno o tempo de relaxamento e diversão, se for santo, eu sou totalmente a favor do ócio produtivo, do ócio criativo, do ócio santo – mas até numa navegação de rede social, você pode escolher com o que você vai se alimentar, o que você vai receber de notícia, de informação e até de “meme”, digamos assim.

Na medida do possível, não siga pessoas famosas simplesmente pelo fato de serem famosas. Se for uma pessoa famosa que abençoa a sua vida, que glorifica a Deus e que edifica o seu reino, fantástico! Meu irmão, eu também sigo algumas pessoas, bons pregadores, enfim, não vou julgar ninguém mas eu até acho interessante porque a Palavra de Deus também diz (1 Tessalonicenses 5:22) “Abstende-vos de toda aparência do mal”.

Esses sites, e eu vou focar na questão do site, das redes sociais, eles procuram trazer a aparência do mal às vezes de coisa que não é necessariamente maligna, mas como é a maneira de eles ganharem dinheiro, gerar seguidores, gerar interações, enfim, se auto-promoverem, eles lucram em cima da aparência do mal.

E João 7:24 diz “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”, então, muitas vezes, a gente olha pra vida alheia, a vida de artistas famosos, inclusive gospel, do meio “gospel”, e começa a julgar… julgar em nosso coração “ah, fulano de tal isso…”, “…fulano de tal aquilo outro…” e às vezes a gente não sabe nem se é verdade aquilo, e alimenta sentimentos em nosso coração que não deveriam estar ali, sentimento de inveja, de descontentamento com aquilo que Deus já nos deu, Deus nos proporcionou, as bênçãos de Deus, então a gente passa a desprezar as coisas boas que nós temos dentro de casa, porque, por exemplo, se uma mulher – vou citar aqui o caso de uma mulher, minha irmã, mas entenda-se que isso é homem, é mulher, é criança, é velho, enfim, vou generalizar aqui – mas se uma mulher olha pra rede social de um artista, olha pra uma rede social de fofoca dessas, e vê um casamento aparentemente perfeito de bodas, de champanhe, de viagem e tudo mais, e aí olha pro seu marido no dia-a-dia que não tem coragem de levar a mulher para um restaurante, que não tem coragem de ir com a mulher nem pra Caucaia, que é aqui do lado de Fortaleza, então a mulher começa a se sentir amargurada, se sentir menosprezada.

Por que?

Porque foca naquilo que um artista, numa vida de aparência, parece viver, parece demonstrar e não sabe, às vezes, a confusão que tem dentro na casa do artista… Exceto quando a rede social publica explicitamente essa confusão.

Pra concluir, vou deixar o exemplo do Salmo 1, versos 1 e 2 que diz:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Então, perceba que é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, que é justamente o conselho desses sites de fofoca! O site de fofoca é um site de produzir ou de aconselhar com valores ímpios.

“…nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores…”

Escarnecedor é aquele que escarnece, aquele que fala mal da vida alheia, é aquele que zomba, o zombador, que é o que produz esses sites, eles ganham dinheiro e a vida deles é em cima disso, é de zombar, de zombaria, verdade ou não, e levar outros que querem participar disso, que querem se assentar na mesma roda, mas nós, que somos servos do Senhor, devemos ter o nosso prazer, mesmo nas nossas redes sociais, mesmo nos nossos momentos de lazer e entretenimento em coisas que edifiquem, em coisas que vizem o prazer na Lei do Senhor. Amém!

A minha oração é pra mim e pra você, nesse sentido, a gente vigiar mais com relação àquilo com o que a gente está se alimentando nas nossas redes sociais, de modo que a gente não seja co-participante desse tipo de pecado, que é um pecado muito sério, um pecado muito grave que, infelizmente, a gente não dá o valor devido, não expõe devidamente como o pecado que ele é. E nós, como seres espirituais, servos do Senhor, não deveríamos participar de perfis que promovam ou glorifiquem o pecado no meio evangélico, que é mais absurdo ainda, eu e você estarmos, digamos assim, sujando a reputação, ou alimentando o assassinato da reputação de uma pessoa que, a princípio, é um servo do Senhor, estamos manchando a noiva de Cristo, e não deveria ser esse o nosso comportamento, nem o meu nem o de vocês.

Amém, Deus nos abençoe.

Deixe um comentário