6 razões que demonstram porque Davi era um homem segundo o coração de Deus

Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro. Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará! Longe estou dos perversos de coração; não quero envolver-me com o mal. Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso. Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença. Salmos 101:2-5,7

Observemos o Salmo 101 e podemos perceber razões porque Davi era considerado um homem segundo o coração de Deus:
1) Davi buscava ser íntegro, com Deus, consigo mesmo e com os outros. O homem íntegro não é aquele que não tem falhas, mas o que é corajoso o suficiente para admiti-las e mais, lutar contra elas, evitando viver em falsidade mas sem ceder à sua própria fraqueza;

‎2) Davi não tolerava o mal. Aqui o verbo usado é repudiar, é ter nojo mesmo do mal, do pecado, daquilo que desagrada a Deus e entristece o seu Espírito. Vemos que ele odeia a conduta dos infiéis, ou seja, não é meramente não fazer mas deixar que faça, ser tolerante com o pecado alheio, ele verdadeiramente tinha ojeriza e dizia a si mesmo que nunca se deixaria dominar por aquele padrão de comportamento;

‎3) Davi prossegue dizendo como ele se mantém longe do pecado, e é até certo ponto óbvio, que é mantendo-se distante da má influência dos que praticam coisas abomináveis a Deus. A melhor maneira de não cair em um abismo sabemos que é ficando longe da beirada. Acho interessante o verbo "envolver", na hora me vem à mente um "abraço" do homem com o pecado, ao invés de com Cristo;

‎4) Aqui vemos uma prática tão corriqueira hoje em dia, o falar mal dos outros, a fofoca, e Deus nos livre da "fofoca gospel", pior ainda, que é aquele falar dos outros "disfarçado" de pedido de oração ou compartilhar. Façamos como Davi e não passemos adiante isso, e mais, nem sequer devemos dar ouvidos a quem faz esse tipo de coisa;

‎5) Davi nesse caso é espelho de Deus, quando diz que não tolera, não suporta o arrogante e orgulhoso. Tiago 4:6 diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Já pensou se fizéssemos a mesma coisa? O melhor remédio contra alguém soberbo é simplesmente não lhe dar atenção, que é o que mais deseja quando "arrota" os bens, sabedoria, fama que possui;

‎6) por último vemos Davi falar de duas formas diferentes de um mesmo mal, a mentira. A mentira é algo que envenena relacionamentos, e sabemos quem é o pai da mentira que não é outro senão satanás. Davi nos alerta, cuidado especialmente com aquele que é íntimo de você e aje dessa maneira. Na verdade, o mentiroso acaba fazendo todos os demais males descritos por ele.

Anúncios

10 pensamentos sobre “6 razões que demonstram porque Davi era um homem segundo o coração de Deus

  1. Muito bom! Que Deus aplique essa palavra em seu coração ainda mais do que aplicou no meu, para que possamos ser servos segundo o coração d’Ele. Amém!

  2. Achei muito sastifatorio e acrescenta muito em nossas vidas Davi foi um homem q antes de mais nada entendeu o tudo q era deus entendeu o seu chamado e fez aquilo q agrada deus e eu acho q e isso q deus q de nos AMÉM…….

  3. Davi também não era nenhum anjinho ele tinha seus defeitos mais quando pecava não deixava de apresentar seus defeitos ao senhor jeova e não praticava mais o pecado ao senhor jeova

  4. Muito bom!

    Davi era cheio, cheio de falhas e defeitos, porém ele admitia e buscava o perdão do Justo e compassivo juiz, Jeová. Hoje muitos estão se sentindo condenados, abandonados e distante do Senhor justamente por causa das transgressões e dedos acusadores de próprios irmãos na Fé! Mas buscamos ao Senhor, pois mui grande é seu amor, perdão e misericordia. E não esqueçamos:” Aonde abundou o pecado, superabundou a GRAÇA. Romanos 5.20

    • Tudo que está mencionado no testo é um dever de cada Cristão . Mas Davi foi um homem segundo o coração de Deus ,porque entendeu o seu chamado e zelou por Isrrael .Ele não ensinou O POVO de Deus a adorar deuses estranhos . Como um pastor ele cuidou do povo de Deus .Cuidou com zelo do rebanho de Deus . Podemos ver este zelo no chamado de Deus á Pedro . Este zelo está nas entranhas de Deus ,no mais profundo do âmago do coraçâo do nosso Deus .

  5. Na verdade de resumo, Davi era um cara pecador, assassino, adúltero, pior do que muitos de nós, ele era segundo o coração de Deus por não se desviar dos planos que Deus tinha através da vida dele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s