O temor do Senhor é o princípio da sabedoria

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” Provérbios 9:10

Gosto bastante desse versículo que fala da sabedoria. Sabedoria é algo muito importante em nossas vidas pois, nadando no óbvio, precisamos diariamente ser sábios para enfrentar as situações que se nos apresentam, tomando decisões acertadas para que não nos arrependamos futuramente.

A sabedoria é algo tão valioso, que Deus mesmo a reconhece, a ponto de afirmar que “…se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5

Na Bíblia há incontáveis relatos de pessoas que agiram com sabedoria e foram ricamente abençoados por Deus e outras tantas que, por falta dela, sofreram duros revezes. De fato, o homem mais sábio que já viveu, o rei Salomão, teve certa vez a oportunidade de pedir a Deus qualquer coisa e escolheu a melhor, justamente a sabedoria (2 Crônicas 1), e com prazer nesta escolha Deus o abençoou com riquezas, vida longa e próspera e tudo mais que seu coração porventura desejou.

Salomão, autor de boa parte do livro de Provérbios, escreveu que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Não quis olhar para trás nos meus posts antigos porque sei que provavelmente já escrevi alguma(s) vez(es) sobre esse assunto, mas a Palavra de Deus se renova constantemente e por isso quero compartilhar o que pensei Hoje sobre o assunto.

O temor ao Senhor, ou seja, a reverência, o respeito, a consideração, saber quem Ele é e quem nós somos, ou seja Rei e súditos, Senhor e servos, respectivamente, é diversas vezes citada na Palavra, muitas inclusive no próprio livro de Provérbios, como o princípio da sabedoria (9:10), o princípio do conhecimento (1:7), encaminha para a vida (19:23), é fonte de vida (14:27) e tantos outros adjetivos, verdades preciosas.

Mas voltando, gostaria de focar num aspecto que considero fundamental, com o perdão do trocadilho, que é o fato de que o temor ao Senhor ser o princípio, ou seja, o fundamento, a base, o início de tudo. Sem temor ao Senhor não há como se ter verdadeira sabedoria. Só temendo a Deus podemos ter uma base sólida sobre a qual podemos construir nossa vida, nossos relacionamentos.

Quando tentamos desenvolver sabedoria pelos nossos padrões meramente humanos não somente ficaremos longe de atingirmos nosso pleno potencial, como ainda não teremos ao nosso dispor a sabedoria de um ser eterno, criador, que é a fonte de toda a sabedoria, ou seja, nunca seríamos verdadeiramente sábios.

Essa sabedoria teria uma base muito frágil, fosse mera filosofia ou conhecimento adquirido através da ciência ou pelas experiências da vida, sem a perspectiva divina nisso tudo, perderíamos as melhores lições que somente o Pai pode nos ensinar.

Concluindo, volto-me para o final do versículo, “e o conhecimento do Santo a prudência”. Enxergo a prudência como a parte prática da sabedoria, o meio pelo qual ela se desenvolve.

Sabedoria não pode se desenvolver apenas com teorias, temos que vivê-la, experimentá-la, e qual melhor maneira que através da prudência? Aqui a lição vai mais além ao dizer que A prudência é o conhecimento do Santo, conhecer a Deus, relacionar-se com o Pai. Somente nos relacionando diariamente com o Senhor somos verdadeiramente prudentes, só assim construímos e desfrutamos da real sabedoria.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;” Mateus 7:24

Possamos, pois, edificar a nossa casa, a nossa vida, sobre esta sólida fundação, sobre este alicerce que não se abala. Sobre esse princípio conheceremos a sabedoria que o mundo nunca poderia oferecer, seremos sábios e prudentes para impactar esse mesmo mundo carente dessas virtudes. Deus nos abençoe.

Anúncios

3 pensamentos sobre “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria

  1. Amém!

    Que bênção este texto! Uma visão muito interessante e edificante sobre a sabedoria.

    Acho interessante quando pessoas que não seguem o evangelho, às vezes, pedem conselhos a pessoas cristãs. Eis nossa responsabilidade de buscar sabedoria em Deus para, daí, dar conselhos sábios a cristãos ou não e servir de testemunho.

    Muitas vezes, as pessoas acham que a ciência e o conhecimento do mundo são suficientes, mas eles estão aquém da mente do Senhor, o Criador de todas as coisas.

    Que Deus te dê sabedoria em suas decisões. Abraço e Feliz 2011!

  2. Nossa! Muito bem analisado esse versiculo,achei o que eu procurava. Tenho 17 anos e admiro muito o livro de proverbios, e sempre quando eu o lia, queria entender o que Salomao quer dizer quando ele diz que o temor do senhor e o principio da sabedoria. Agora eu entendo, esse texto foi muito edificante! Parabens…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s