6 razões que demonstram porque Davi era um homem segundo o coração de Deus

Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro. Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará! Longe estou dos perversos de coração; não quero envolver-me com o mal. Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso. Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença. Salmos 101:2-5,7

Observemos o Salmo 101 e podemos perceber razões porque Davi era considerado um homem segundo o coração de Deus:
1) Davi buscava ser íntegro, com Deus, consigo mesmo e com os outros. O homem íntegro não é aquele que não tem falhas, mas o que é corajoso o suficiente para admiti-las e mais, lutar contra elas, evitando viver em falsidade mas sem ceder à sua própria fraqueza;

‎2) Davi não tolerava o mal. Aqui o verbo usado é repudiar, é ter nojo mesmo do mal, do pecado, daquilo que desagrada a Deus e entristece o seu Espírito. Vemos que ele odeia a conduta dos infiéis, ou seja, não é meramente não fazer mas deixar que faça, ser tolerante com o pecado alheio, ele verdadeiramente tinha ojeriza e dizia a si mesmo que nunca se deixaria dominar por aquele padrão de comportamento;

‎3) Davi prossegue dizendo como ele se mantém longe do pecado, e é até certo ponto óbvio, que é mantendo-se distante da má influência dos que praticam coisas abomináveis a Deus. A melhor maneira de não cair em um abismo sabemos que é ficando longe da beirada. Acho interessante o verbo "envolver", na hora me vem à mente um "abraço" do homem com o pecado, ao invés de com Cristo;

‎4) Aqui vemos uma prática tão corriqueira hoje em dia, o falar mal dos outros, a fofoca, e Deus nos livre da "fofoca gospel", pior ainda, que é aquele falar dos outros "disfarçado" de pedido de oração ou compartilhar. Façamos como Davi e não passemos adiante isso, e mais, nem sequer devemos dar ouvidos a quem faz esse tipo de coisa;

‎5) Davi nesse caso é espelho de Deus, quando diz que não tolera, não suporta o arrogante e orgulhoso. Tiago 4:6 diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Já pensou se fizéssemos a mesma coisa? O melhor remédio contra alguém soberbo é simplesmente não lhe dar atenção, que é o que mais deseja quando "arrota" os bens, sabedoria, fama que possui;

‎6) por último vemos Davi falar de duas formas diferentes de um mesmo mal, a mentira. A mentira é algo que envenena relacionamentos, e sabemos quem é o pai da mentira que não é outro senão satanás. Davi nos alerta, cuidado especialmente com aquele que é íntimo de você e aje dessa maneira. Na verdade, o mentiroso acaba fazendo todos os demais males descritos por ele.

4 thoughts on “6 razões que demonstram porque Davi era um homem segundo o coração de Deus

  1. Muito bom! Que Deus aplique essa palavra em seu coração ainda mais do que aplicou no meu, para que possamos ser servos segundo o coração d’Ele. Amém!

  2. Achei muito sastifatorio e acrescenta muito em nossas vidas Davi foi um homem q antes de mais nada entendeu o tudo q era deus entendeu o seu chamado e fez aquilo q agrada deus e eu acho q e isso q deus q de nos AMÉM…….

  3. Davi também não era nenhum anjinho ele tinha seus defeitos mais quando pecava não deixava de apresentar seus defeitos ao senhor jeova e não praticava mais o pecado ao senhor jeova

Deixe um comentário

